mercredi 19 décembre 2007

Eu amo essa cidade!!!







Meus caros, por mais que eu tente, escrever todos os dias c'est impossible...Paris não nos deixa com tempo para nada, a não ser para curti-la comme il faut, e estou naquela fase de namorada apaixonada que tudo o que quer é redescobrir as coisas boas da cidade. Além disso a programação cultural de Paris é uma ofensa ao resto das cidades, quando se mora em Santos então nem se fale...resultado quero ver tudo, beber direto na fonte para alimentar minh'alma...Revejo meus amigos, franceses ça va sans dire, os brasileiros estão no Brasil e rezo para que alguns deles pintem por aqui assim teria com quem dividir essa minha Paris amada. Se eu tivesse muita grana faria uma excursão para os meus amigos que não conhecem Paris e para os que conhecem que serviriam de guia, assim eles compreenderiam a minha paixão por esta terra! Aqui respira-se cultura mas existem os que preferem respirar outra coisa...mas pra isso não precisa estar em Paris, Miami estaria de bom tamanho.Não critico ninguém, critico tudo na verdade, mas acho um desperdicio vir para Paris para falar português, beber até cair, fazer farra e andar com brasileiros que aqui moram, não por opção mas por falta de opção no Brasil...
Nas fotos começamos pelo Bercy Village, um antigo entreposto de vinho, de onde saia o vinho francês pelo Sena rumo ao mundo...Hoje é um simpatico shopping à ceu aberto, com restaurantes bem bons, com lojas como Agnès B.por exemplo, a tentação de uma amiga minha, e um complexo de cerca de 30 salas de cinema, detalhe: fica a dez minutos à pé da minha casa, o que me permite decidir ir ao cinema em cima da hora e sempre achar um filme e uma sessão que esteja começando a qualquer momento do dia, por vezes me engano como domingo, quando fui ver I'am here, dizem que é inspirado no Bob Dylan, nunca fui fã dele, agora então esta fora de qualquer cogitação, o cara é um mala...d'après le film...
Na outra foto a moda de inverno parisiense...minhas duas amigas, uma strasbourgeoise e outra parisiense, ambas figuras cultas, intelectualmente brilhantes, profissionalmente bem sucedidas, adotando a moda de inverno...so o olho à vista! Com -2° de temepratura! J'adore!!!
Na sequência a foto do programa de La seconde surprise de l'amour, um Marivaux autêntico dirigido por Luc Bondy, e tema da minha coluna no Terra Magazine de depois de amanhã, não percam...a atriz da foto chama-se Cotildes Hesme, além de bela é uma excelente atriz, faz cinema também e quando derem de cara com esse nome pensem que eu disse a vocês que ela é o maximo...
Por fim, euzinha dando pinta na Place de la Bastille, na porta do Opéra Bastille - em francês opera é uma palavra masculina e se acentua no e e em português no o, sem acento aqui porque meu teclado não fala português embora eu o obrigue...A Bastille é um lugar encantador, historicamente nem se fala, quem me dera no Brasil a gente também pudesse botar a Bastille abaixo, os franceses mais safos e mais espertos, fizeram isso ha 218 anos, em 1789...talvez daqui a 1282 anos possamos fazer igual...Hoje a Place de la Bastille é um lugar delicioso para um café no Café des Phares, no Falstaff ou para começar a noite no Opéra...ou para comprar uns discos na FNAC Musique, ao lado da Opéra...o freguês decide...
Hoje à noite vou ao Théâtre du Châtelet, na praça do mesmo nome, às margens do Sena, assistir West side story, em homenagem a Djenane Machado, minha amiga e companheira de tantos e tantos anos, quantas vezes ouvi com ela esse disco, ainda nos velhos tempos do vinil??? Depois conto pra vocês, mas pelo que li na presse - com e mesmo porque é em francês!!! - é deslumbrante, essa montagem comemora os 50 anos de West ide story que estreou em setembro de 1957 nos States...
Beijos parisienses aquecidos e até amanhã ou depois...

Aucun commentaire: