vendredi 28 décembre 2007

Daniel Auteuil, Molière e Jean-Pierre Vincent no l’Odéon : uau !!! (Como diria a Tania Brandão!)













Depois de deusas como Isabelle Huppert e Carole Bouquet, chegou a vez de um Deus, Daniel Auteuil, que volta aos palcos mais uma vez dirigido por Jean-Pierre Vincent e ocupa a cena do L’Odéon Théâtre de l’Europe com um Molière que eu adoro, A escola de mulheres. Estréia marcada para 24 de janeiro, dia do aniversário de Daniel Auteil, 57 anos bem vividos para esse enfant de la balle…
Um ponto marcado por Olivier Py o jovem e talentoso diretor desse teatro magnífico e ponto alto da história do teatro francês em todos os tempos. Inaugurado em 1782, logo 225 anos de história, o Odéon é um modelo da arquitetura do século « des Lumières », foi construído para abrigar a Comédie-Française. Hoje é um dos cinco teatros nacionais da França inteiramente subvencionado pelo governo.
Desde 1947 tombado como monumento histórico, o Odéon viveu a ascensão e a queda de Jean-Louis Barrault que em 1968 depois da ocupação do Odéon, sonhei durante anos que havia participado da ocupação do Odéon, mas não passou de sonho, se viu demitido por Malraux das funções de diretor do teatro. Oxalá Olivier Py tenha mais sorte, afinal os dias andam tão ou mais confusos que em 1968, ao menos naquela época nós conheciamos os inimigos…
Falei muito do teatro e quase nada do Daniel Auteuil, mas ainda ontem revi um filme dele de 1997 na televisão, Le Bossu, onde ele dava um banho de interpretação contracenando com ninguém menos que Fabrice Luchini, depois de Gérard meu ator preferido por essas terras gaulesas…Daniel é um dos atores preferidos por Dame Bibi Ferreira, logo, procurem o google, confiram a filmografia do dito cujo e preparem uma bela sessão para o fim de ano, fim de semana prolongado…
Estarei na platéia, très bien placée para aplaudir esse GRANDE ator, e descobrir a mise en scène de Jean-Pierre Vincent que conheci numa palestra na aula de Emmanuel Wallon em 2001…

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Olá, Deo
Tenho acompanhado suas andanças pela bela e querida cidade. Divirta-se e divirta-nos!
Não perca uma missa, por favor.
Desejo para você um ano com muitas realizações, maor, saúde, dinheiro e sucesso!
Beijos
Mara Baraúna

Anonyme a dit…

Rosite Val:
Deolinda!
Através de seu blog e da Terra Magazine tenho acompanhado tudo que acontece na minha amada Paris (que ainda não tive o prazer de conhecer "ao vivo", mas o terei) ! É muito bom respirar cultura!
Te desejo um ano de 2008 Brilhante, cheio de Felicidade e Paz!
Bonne Année!!!
Bisous!

Rosite Val

Fabrício Muriana a dit…

Eu gostei muito do trabalho dele em Caché. Aliás adoro aquele filme.
Abraço, Deolinda.

Deolinda VILHENA a dit…

Salut Fabricio, contente de ver meus Bacantes no pedaço...hoje passe na televisão aqui na França, acho que na Arte, o Caché...você sabe que o garotinho do filme é filho da Nathalie Joly, uma cantora casada com o Maurice Durozier, ator do Soleil??? O mundo é pequeno...Beijos...tô saindo pra Cartoucherie ver um Shakespeare dirigido por Hélène Cinque cria de Mnouchkine...