dimanche 17 janvier 2010

Uma tarde de domingo em Saint-Denis

Basílica Real de Saint-Denis
Fotos Deolinda Vilhena











Joana D'Arc, tenho imensa admiração por ela...




A Basílica Real De Saint-Denis

Desde o século V os aristocratas Franceses são enterrados na basilica ; en 639 o rei Dagobert é o primeiro soberano inumado. A Basilica Real de Saint-Denis torna a ser " Cimetério aos reis". A partir do século XIII, a nécropole real é reforçada pelas sepulturas esculpidas cujo estilo e magnificiência evoluirão através dos séculos. Quarenta e três reis, trinta e duas rainhas e dez grandes servidores do reino descansam em paz na Basilica.

Construída sobre a sepultura de Saint Denis, martirizado pelos romanos no século III, a basílica foi anteriormente um lugar de peregrinação.

Uma comunidade beneditina nela se instala do século VII até a Revolução . A Abadia de Saint-Denis iluminara durante este período a história artística, política e espiritual, mantendo relaçoẽs assíduas com a realeza francesa .

Uma primeira capela terá sido edificada em cima do túmulo de São Denis por volta de 475. Uma nova igreja dotada de uma cripta é consagrada em 775, com a presença de Carlos Magno. A partir de 1140 o abade Suger edifica a cabeceira, jóia da nova arte nascente, que inova as técnicas de construção e faz deste edíficio uma nova arte nascente, um monumento pelas luzes dos vitrais. Sob o reino de São Luís, cinquenta anos de reconstrução fazem deste edifìcio um monumento considerável da arquitetura gótica.



http://www.cosylogis.com/paris/monum_pt.php?id=16

Aucun commentaire: