vendredi 22 janvier 2010

Lionel Jospin, Sylviane Agacinski e Stéphane Braunschweig

Sylviane Agacinski, o ex-primeiro ministro socialista da França, Lionel Jospin e Stéphane Braunschweig, uma trinca de ases


Esse blog tá ficando muito chic...vejam só a foto. Não é todo dia que se cruza com um ex-primeiro ministro da República Francesa mesmo quando se mora em Paris...

Como prometi a vocês posso agora revelar o casal de primeiríssima classe que encontrei quando fui assistir Casa de Bonecas. A foto mostra Sylviane Agacinski e Lionel Jospin...sim o ex-primeiro ministro da França porque ao contrário do que acontece ai na casa da mãe Joana, aqui na França a classe política frequenta teatro.

Vejam a ficha do casal: Sylviane Agacinski, filósofa e uma das fundadoras do Collège international de philosophie, ao lado de Jacques Derrida, com quem foi casada, desde 1994 é casada com Lionel Jospin.

Lionel Jospin, socialista, Ministro da Educação de François Mitterrand de 1988 a 1992 e Primeiro-Ministro na presidência de Jacques Chirac de 1997 a 2002. Conhecido por sua dignidade, Lionel Jospin no dia 21 de abril de 2002 ao não se classificar para o segundo turno das eleições para presidente da França, cuja disputa ficaria entre Jacques Chirac e Jean-Marie Le Pen, retirou-se da vida política com a seguinte frase: “Além da demagogia da direita e da dispersão da esquerda que tornaram possível esta situação, eu assumo plenamente a responsabilidade dessa derrota e tiro minhas conclusões me retirando da vida política, ao final da eleição presidencial.”

Quando vi os dois subindo as escadas do Théâtre National de la Colline e imediatamente se aproximar Stéphane Braunschweig, diretor não apenas do espetáculo como do próprio teatro, sai do café one estava, no subsolo do teatro, subi os dois lances de escada a mil, aproximei-me do trio delicadamente, me apresentei, pedi para tirar a foto e fui tratada com imenso respeito e simpatia. Jospin me disse gostar muito do Brasil e ter estado algumas vezes em Sampa durante os governos do Fernando Henrique Cardoso. Ou seja, classe é classe minha amiga...não imagino um único político brasileiro que derrotado tivesse culhão para ter uma atitude como a de Jospin, nem que tenha educação para conversar gentilmente com uma estrangeira que se aproxima do nada...e ainda mostrei minha carteirinha de militante do PS francês:)

Aucun commentaire: